O Natal de 2011 não vai ser igual àquele que passou. O desaquecimento da economia brasileira já freia o ânimo dos consumidores na hora de comprar – mesmo a prazo – os presentes de fim de ano. As projeções ainda são positivas: as vendas de Natal nos shoppings devem crescer 6,5%, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Desempenho que não chega nem perto da força de 2010 – que apresentou alta de 13% nas vendas para a data natalina. Esse ritmo menor já vinha aparecendo na economia. O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país) ficou estagnado no terceiro trimestre, assim como as vendas no comércio em outubro. – Vai ser um Natal mais moderado, mas será um Natal bom. A desaceleração na economia faz com que as pessoas fiquem com mais receio de gastar. As expectativas das famílias começam a piorar e fazem com que o consumidor opte pela cautela. E a inflação segue elevada, corroendo parte dos ganhos de renda que o trabalhador obteve este ano – comentou Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional de Comércio (CNC). (O Globo)