Um desempenho acima da média na comercialização de veículos ajudou o varejo em novembro, mês no qual o comércio apresentou aumento de 1,5% no volume de vendas na comparação com outubro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), considerando o segmento ampliado, que inclui automóveis e material de construção. Na mesma pesquisa, e sempre considerando os dados livres de influências sazonais, apenas um dos dez setores analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou queda nas vendas no período. O segmento de veículos, motos, partes e peças, que tem peso de 36,6% no varejo ampliado, teve expansão de 4,6% em suas vendas entre outubro e novembro, revertendo a queda de 2,6% registrada um mês antes. Também contribuíram para o resultado positivo as vendas de hiper e supermercados, que respondem por 26,5% da pesquisa e cresceram 1,3% nessa comparação. "Isso é puro aumento de demanda", destaca Fernanda Consorte, do Santander. (Valor Econômico)