O Brasil encerrou 2011 com 12,7 milhões de domicílios atendidos com TV paga, acrescentando três milhões de novos assinantes, um crescimento de 30,45% em comparação com 2010, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Pouco mais de 20% de todos as moradias possuem TV paga, e, segundo a Anatel citando dados de população do IBGE de 3,3 pessoas por domicílio, os serviços atendem a 42 milhões de habitantes. Em dezembro, foram acrescentados 301,7 mil novas assinaturas, avanço de 2,43% sobre o mês anterior. Os serviços prestados via satélite (DTH) responderam por 54,8% da base, e o segmento registrou crescimento de 56,06% no ano passado, segundo a Anatel. Já os serviços por cabo totalizaram 44,5% de participação de mercado, com crescimento de 10,8 % no ano. Por fim, os serviços via microondas (MMDS) encerraram o ano com 1,9% de market share. (G1)