O objetivo deste artigo é mostrar como os grupos de interesse na área da Educação
se organizaram para defender interesses antagônicos quanto à regulamentação
constitucional dos dispositivos que definiriam a destinação de recursos públicos
para o ensino privado. Sustentamos a existência de um modelo teórico, baseado
no conceito da centralização, que descreve as estratégias organizativas dos grupos
de interesse nas áreas da Saúde, do Trabalho e, conforme mostramos neste estudo
de caso, na área da Educação. Nossos resultados mostram que nesta área o Fórum
Nacional em Defesa da Escola Pública na Constituinte (Fórum) e a Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) centralizaram interesses opostos, sendo
seus padrões de organização compatíveis com o modelo proposto. Os dados são
mostrados por meio de gráficos de redes sociais e são fundamentados através de
análise histórico institucional.
Autor: LUCAS NASCIMENTO FERRAZ COSTA
Fonte: https://www.scielo.br/j/cp/a/fCFWyvCw8yMynm6pGq9vJWq/?format=html