Os desafios dos presidenciáveis, por Murillo de Aragão
16 de outubro de 2013
Aécio trabalha para consolidar-se como alternativa a Dilma
18 de outubro de 2013
Exibir tudo

Vox Populi: Dilma segue favorita, por Murillo de Aragão

O instituto Vox Populi divulgou ontem uma pesquisa de intenção de voto, realizada de 11 a 13 de outubro, para as eleições presidenciais de 2014. O resultado da sondagem foi similar aos números divulgados pelo Datafolha no final da semana passada. Ou seja, se as eleições fossem realizadas hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) poderia vencer no primeiro turno. Portanto, Dilma mantém-se como favorita. 
No entanto, já é possível verificar um crescimento da pré-candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), principalmente quando ele aparece tendo a ex-senadora Marina Silva (PSB) como sua vice. 
Assim, os números do Vox Populi reforçam a tese de que Marina é player no tabuleiro: somente com a presença dela na disputa – como candidata do PSB ou vice de Eduardo – Dilma não venceria a eleição no primeiro turno. Apesar de a pesquisa ter apontado a possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno, nossa expectativa é de que a eleição presidencial de 2014 seja decidida em dois turnos. O Vox Populi testou quatro cenários possíveis de primeiro turno para as eleições do próximo ano. 
No primeiro cenário, a presidente Dilma Rousseff soma 43% das intenções de voto contra 30% da soma dos percentuais do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do 
governador Eduardo Campos. Com isso, Dilma teria índices suficientes para vencer no primeiro turno. Porém, o fato de brancos, nulos e indecisos somarem 27%, ou seja, quase 1/3 do eleitorado, indica que há muitos votos a serem disputados.
No segundo cenário simulado pelo instituto, quem aparece como candidato do PSDB é o ex-senador José Serra. Nessa simulação, os números são muito parecidos com o primeiro cenário (ver tabela abaixo). Também se destaca o elevado percentual de eleitores que declara voto em branco, nulo ou se diz indeciso (25%).
O terceiro cenário, com a candidata do PSB sendo a ex-senadora Marina Silva, é o único em que Dilma Rousseff não venceria no primeiro turno. Além disso, Marina aparece à frente do candidato do PSDB (Aécio Neves). Quando o candidato do PSB é Eduardo Campos, Aécio aparece na frente. O resultado desse terceiro cenário mostra que Marina é um player estratégico no jogo sucessório de 2014. 
No quarto cenário simulado, com Marina Silva sendo a candidata do PSB e José Serra aparecendo como representante do PSDB, o quadro pouco se altera, apesar 
de haver empate técnico entre Marina e Serra na segunda colocação. Dilma Rousseff, assim como no cenário anterior, não venceria no primeiro turno.