A vez da Petrolama
22 de outubro de 2014
Façam o jogo!
24 de outubro de 2014
Exibir tudo

Se Dilma ganhar…

Antonio Lavareda
 
Durante palestra na Associação Comercial de São Paulo, o cientista político Antonio Lavareda disse na terça-feira, 21, que se Dilma Rousseff for reeleita no domingo, será a primeira vez na história do mundo que um presidente da República ganha uma eleição com inflação alta, crescimento do PIB zero e um grave surto de corrupção que contamina a política.
Lavareda é advogado, jornalista e doutor em Ciência Política. Veterano de campanhas políticas, criou o instituto de pesquisas eleitorais Ipesp e comanda a consultoria política MCI. É autor do livro “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais”, entre outras obras sobre partidos e campanhas.
Recentemente, ele observou que, no moderno presidencialismo, somente o Partido Democrata, nos Estados Unidos, ficou cinco mandatos (20 anos) no poder. O ciclo foi iniciado em 1933 por Roosevelt (Franklin Delano), que ganhou quatro eleições, mas não cumpriu o quarto mandato.
Roosevelt morreu e assumiu o vice, Truman (Harry S.), que se reelegeu e perdeu em 1952 para o Eisenhower (Dwight David “Ike”). Desde então, o Congresso impôs o teto de dois mandatos para o mesmo presidente. Se Dilma ganhar, o PT se aproximará do record de poder na Presidência num regime democrático.
Outra coisa para a qual Lavareda chamou a atenção: na presente disputa presidencial, só quem faz campanha é Dilma, porque o marketing de Aécio é inexistente. A declaração é um disparo contra o mineiro e amigo de Paulo Vasconcelos, marqueteiro de Aécio há mais de dez anos.