O governador de São Pulo, Geraldo Alckmin, deve se reeleger no primeiro turno, e se prepara para ser o candidato do PSDB ao Planalto nas eleições de 2018, diz o colunista Ilimar Franco, do Globo. Derrotado por Lula em 2006, seus aliados avaliam que Alckmin não terá adversários no seu partido, sobretudo com Aécio Neves fora do segundo turno, diz, com razão, nota do jornalista.
Nem se Marina Silva vencer a presidente Dilma com o apoio dos tucanos, o projeto do governador estará ameaçado, pois ela já declarou que não tentará a reeleição. No caso de vitória da presidente, Alckmin terá a seu favor a imagem de bom administrador e a fadiga de material, pois os petistas estarão há 16 anos na Presidência.
Cristiana Lobo, da Globonews, declarou-se impressionada com o carisma de Alckmin, que ironicamente é negado até pelos tucanos. Paulo Skaf, do PMDB, tentou gravar um vídeo na área do Sistema Cantareira com a intenção de atacar a administração do tucano pela crise da falta de água nas torneiras, mas fracassou. Não encontrou um só eleitor que falasse mal do governador. O culpado da crise é São Pedro, disseram eles.