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A campanha de Dilma corrige o foco

Acendeu a luz amarela no comitê eleitoral da presidente Dilma Rousseff, informa o jornalista Raymundo Costa no jornal Valor Econômico. Eles decidiram concentrar a campanha nos sete maiores colégios eleitorais do país, onde a presidente vem perdendo terreno nas pesquisas – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A perda de densidade eleitoral de Dilma na grande maioria desses Estados pode comprometer a vantagem de votos que ela espera tirar no Nordeste, esteio da eleição em 2010.
Sobre a presença estratégica de Lula nos palanques da campanha, o comitê de Dilma responde que o ex-presidente tem muita disposição para viajar, mas precisa de tempo para gravar mensagens de rádio e de televisão para os candidatos aliados. Lula deve participar do programa de televisão de Dilma, mas não será mais âncora, como chegou a ser divulgado. Pode ser que as coisas mudem depois do dia 19 de agosto, mas a duas semanas do começo da propaganda partidária não dá como dizer que Lula teve, até agora, o protagonismo antes prometido pelo PT. Esse é um aspecto preocupante para a campanha PT, pois Lula não é apenas o grande articulador e arrecadador, é também a expressão mais carismática do partido, mas seu maior cabo eleitoral.