Desinteresse
4 de agosto de 2014
A campanha de Dilma corrige o foco
5 de agosto de 2014
Exibir tudo

Dilma é campeã de citações nas redes sociais

As menções em redes sociais aos três principais candidatos ao Planalto aumentaram bastante desde o início do ano. Quem lidera o ranking com folga é a presidente Dilma Rousseff (PT) – tem mais do que o dobro da soma de seus concorrentes. Lembra que eu comentei aqui que ela saiu na frente na campanha digital? Em julho, Dilma foi mencionada 1,19 milhão de vezes no Facebook, no Twitter e no Instagram – aumento de 13% em comparação a junho. Aécio Neves (PSDB) registrou 360 mil referências nos mesmos sites, 88% a mais que no mês anterior. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, teve o nome citado 130 mil vezes, 165% a mais que em junho. Os números foram publicados pela Folha, que pediu monitoramento a uma empresa. Tanto os números brutos como as porcentagens de aumento não significam, necessariamente, que o apoio tenha crescido na mesma proporção. Isso porque boa parte das menções possuem viés negativo.
O principal motivo de Dilma ter seu nome citado mais que o de seus adversários é pelo fato de ocupar a Presidência. Em julho, os picos de menções à presidente foram relacionados à Copa do Mundo. No geral, os maiores picos de alusões ocorrem quando os candidatos são alvos de notícias negativas na mídia. Se um evento negativo faz com que cresçam as menções a Dilma, o mesmo ocorre com Aécio. O pico de citações ao tucano está ligado à revelação feita pela Folha de que um aeródromo foi construído em terreno desapropriado em Cláudio (MG) que pertencia a um parente do senador, a 6 km de uma fazenda da família, quando Aécio era governador de Minas.