O desgaste com a política de reajuste do salário mínimo
24 de março de 2015
Reforma política tem pressa
24 de março de 2015
Exibir tudo

Mais mulheres na política

Confraternização em Plenário da bancada feminina para a 54ª Legislatura
A bancada feminina no Congresso Nacional – 13 senadoras e 51 deputadas – lança nesta quinta-feira, 26, às 15h, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a campanha “Mais Mulheres na Política”.
A meta é garantir na reforma política que a partir das próximas eleições 30% das vagas dos legislativos se destinem a mulheres, não importando o regime político que venha a ser aprovado no debate sobre a reforma que acontece atualmente.
Desde o início da atual legislatura, senadoras e deputadas têm se reunido para trabalhar uma pauta comum às mulheres de todos os partidos (suprapartidária). As ideias delas se materializaram nas Propostas de Emenda à Constituição do Senado (PECs) de número 23 e número 24.
As propostas, subscritas por uma lista de senadores, são de autoria das senadoras Vanessa Grazziotin e Marta Suplicy. A essas duas PECs se somam matérias da Câmara dos Deputados e o manifesto “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, no qual as congressistas afirmam que nenhum sistema político será legítimo e estará completo se não garantir a adequada representação da maioria de seu povo, as mulheres. Esse manifesto será lido na Fiesp.