A bancada feminina no Congresso Nacional – 13 senadoras e 51 deputadas – lança nesta quinta-feira, 26, às 15h, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a campanha “Mais Mulheres na Política”.
A meta é garantir na reforma política que a partir das próximas eleições 30% das vagas dos legislativos se destinem a mulheres, não importando o regime político que venha a ser aprovado no debate sobre a reforma que acontece atualmente.
Desde o início da atual legislatura, senadoras e deputadas têm se reunido para trabalhar uma pauta comum às mulheres de todos os partidos (suprapartidária). As ideias delas se materializaram nas Propostas de Emenda à Constituição do Senado (PECs) de número 23 e número 24.
As propostas, subscritas por uma lista de senadores, são de autoria das senadoras Vanessa Grazziotin e Marta Suplicy. A essas duas PECs se somam matérias da Câmara dos Deputados e o manifesto “Por uma reforma que garanta mais mulheres no Parlamento”, no qual as congressistas afirmam que nenhum sistema político será legítimo e estará completo se não garantir a adequada representação da maioria de seu povo, as mulheres. Esse manifesto será lido na Fiesp.