PSDB larga como favorito nas disputas pelas capitais
22 de agosto de 2012
Eleições geladas
24 de agosto de 2012
Exibir tudo

PT e PSDB voltam a debater privatizações

As privatizações, tema que ocupou parte importante do debate político na década de 90, voltaram a ser discutidas na semana passada por PT e PSDB, após a presidente Dilma Rousseff lançar um pacote que objetiva ampliar os investimentos em infraestrutura.
 
Na interpretação dos tucanos, Dilma adotou um modelo defendido por eles, ao reduzir o tamanho do Estado para aumentar a capacidade de investimento. No entanto, tal argumento não é aceito pelo PT. A própria presidente, no seu discurso de lançamento do programa, declarou que não estava vendendo patrimônio público para fazer caixa.
 
Os petistas entendem que estão sendo feitas parcerias com os empresários e não privatizações. Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a ampliação da infraestrutura no país vai gerar empregos e fortalecer a economia. Ele também disse que o governo não está se desfazendo de patrimônio público para acumular caixa.
 
Em meio aos elogios feitos pelos empresários ao pacote de investimentos, o PSDB tentou marcar posição. O presidente nacional do partido, Sérgio Guerra (PSDB-PE), declarou: “Decidimos dar apoio à adoção de uma política de privatização que deu certo no governo Fernando Henrique e sempre criticaram. Os petistas não conseguem reconhecer que estão adotando uma política que deu certo no nosso governo. Mas agora caiu a ficha e deve estar sendo muito duro para eles engolir isso. Se usarem de novo as privatizações como arma de campanha será uma fraude. Isso nos prejudicou muito no passado.”
 
A preocupação do PSDB com o tema procede. Independentemente da discussão a respeito dos benefícios ou prejuízos das privatizações, o fato é que o PT foi vitorioso no embate político-ideológico em relação ao assunto.
 
Até hoje, os tucanos não conseguiram convencer a opinião pública a respeito dos supostos benefícios trazidos pela privatização de alguns serviços ocorrida no governo FHC. Mais do que isso, foram encurralados pela campanha negativa patrocinada pelo PT em torno do assunto.