Riscos do governo no Congresso
16 de julho de 2012
Congresso aprova LDO e entra em recesso
18 de julho de 2012
Exibir tudo

Dilma e o PMDB

Semana passada, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve uma longa reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), da qual também participou o presidente do PT, Rui Falcão. O objetivo era, entre outros, reafirmar a aliança entre PT e PMDB e dissipar qualquer possibilidade de ruptura entre os dois partidos tendo em vista a eleição presidencial de 2014. Têm surgido rumores sobre a possibilidade de o PMDB perder a vice-presidência para o PSB.
 
Após a reunião, Temer disse que existe um alinhamento natural entre o PT e o PMDB e que, provavelmente, os dois partidos devem caminhar juntos na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Pelo seu lado, o governo fará um gesto em direção ao PMDB: está sendo articulado com o PT um ato público de apoio ao PMDB para que o partido presida a Câmara no biênio 2013-2014.
 
A finalidade da participação de Rui Falcão na reunião é garantir o apoio da bancada, já que alguns membros da legenda petista insistem em não concordar que o PMDB venha a presidir a Câmara e o Senado simultaneamente. O argumento é que o governo ficaria refém do partido justamente nos dois últimos anos de governo da presidente Dilma.
 
O objetivo de Dilma é garantir a estabilidade com sua base no Congresso. O de Temer é preservar o espaço do PMDB no governo. O diálogo entre ambos é muito bom e a tendência é que a aliança seja preservada e os dois principais partidos da base marchem juntos em 2014.