O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PDMB-PB), informou que o colegiado não terá reuniões na próxima semana, devido à necessidade de participação de deputados e senadores na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro.
Conforme lembrou Vital do Rêgo, o presidente do Senado, José Sarney, determinou que não haja sessões deliberativas na Casa na próxima semana. Segundo o presidente da CPMI, os trabalhos da semana serão inteiramente dedicados a investigações e consultas nos documentos e em outros dados que chegam diariamente em grande quantidade à comissão.
Sem depoimentos, a CPMI perde boa parte da atenção da imprensa que se orienta pelos espetáculos proporcionados pelos depoimentos. A pausa ainda dá mais tempos para que os envolvidos articulem suas defesas e ações.
Por outro lado, o Ministério Público Federal (MPF) vem estudando estratégias para impedir que a Operação Monte Carlo perca fôlego. Hoje o principal foco dos acusadores é garantir na Justiça a legalidade das escutas telefônicas colhidas durante a operação da Polícia Federal, que apurou esquema de corrupção e exploração ilegal de jogos no Centro-Oeste.