Rio+20 e convenções esvaziam Congresso
16 de junho de 2012
Rodney King está morto
17 de junho de 2012
Exibir tudo

Juros baixos e altas tarifas

Os maiores bancos públicos e privados tiveram aumento da tarifa de serviço em até 41%. Os dados foram divulgados depois de uma pesquisa realizada pelo Procon-SP que analisou o valor dos pacotes nos períodos de maio de 2011 até maio de 2012. O campeão do aumento foi o Banco Itaú com 41%. Em quase todos os casos, o crescimento ficou acima da inflação acumulada no período, de cerca de 5%.

 

A justificativa dos bancos é que os preços não foram reajustados desde 2008 e que mesmo com o atual reajuste ainda tem as tarifas mais baratas do mercado, isso, dependendo do pacote de serviços e da necessidade de cada cliente. Já o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Arthur Góes, afirma que a dificuldade dos clientes é justamente comparar os pacotes e serviços, pois a variedade é muito grande.
 
O estudo tem o objetivo de mostrar ao consumidor os diversos pacotes que as instituições financeiras colocam à disposição para o correntista. A dica para o consumidor, segundo Paulo Arthur, é verificar o tipo de serviços adequados para sua movimentação bancária e optar pelo que for mais vantajoso. 

 

Para quem não está à procura de crédito, a melhor opção pode ser usar o pacote de serviços básicos gratuitos que, por uma determinação do Banco Central, todas as instituições são obrigadas a oferecer. Esse pacote dá direito aos seguintes produtos e serviços: cartão de débito; quatro saques por mês; duas transferências dentro da mesma instituição; dois extratos por mês; compensação de cheques; e dez folhas de cheque por mês.