O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes elevou o tom em suas acusações contra o ex-presidente Lula. Nesta terça-feira, afirmou que o ex-presidente seria a "central de divulgação" de intrigas contra ele.
Disse ainda que a tentativa de envolve-lo no esquema do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, tem como objetivo "constranger o tribunal" para "melar o julgamento do mensalão", de acordo com declarações feitas ao UOL.
As acusações de Gilmar Mendes são gravíssimas e podem ter conseqüências. Uma delas é a abertura de processo judicial de Lula contra o ministro. Depois da reportagem e de tudo o que Gilmar Mendes tem dito, não resta outra alternativa para o ex-presidente.
A outra é a de colocar Lula e o PT em uma situação profudamente desagradável no STF Tanto por conta da pressão da mídia para acelerar o julgamento quanto pelo recente episódio envolvendo Lula e Mendes.
O presidente do PT, Rui Falcão, em resposta às novas acusações de Mendes, conclamou a militância do partido a "ficar atenta" e afirmou que as declarações do ministro são uma iniciativa destibada a desmoralizar o PT e o ex-presidente.