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Consumo migra de lugar dentro do varejo

Os dados até agora disponíveis sobre a demanda das famílias nos primeiros quatro meses do ano sugerem mais uma mudança no perfil de gastos do consumidor que uma retração expressiva nas compras – por enquanto, dados concretos de queda nas vendas apareceram, apenas, no segmento de automóveis. Enquanto o licenciamento de veículo recuou 10,8% em abril sobre abril de 2011, dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que, em abril, o volume de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) subiu 3,1% sobre abril de 2011, enquanto a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) registrou alta (3%) nas vendas em igual comparação. O risco de uma queda expressiva na demanda apareceu com os dados do consumo de automóveis e da inadimplência nesse segmento. Nos três primeiros meses do ano, a concessão de financiamentos para a compra de veículos caiu 7,5% na comparação pela média diária com o mesmo período de 2011, segundo dados do Banco Central. O mesmo movimento apareceu nas vendas, que encolheram 1,8% (também na média por dia útil), segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos. (Valor Econômico)