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Com vendas fracas, lojas esticam os prazos

O comércio já testa o alongamento de prazos de pagamento de até 24 meses para impulsionar as vendas, de olho no Dia das Mães, a segunda melhor data em faturamento para o varejo. Lojistas detectaram que houve no mês passado um enfraquecimento no consumo de itens de maior valor, apesar das decisões tomadas pelo governo para ampliar a demanda, como a prorrogação do prazo do corte do IPI dos eletrodomésticos.  Se depender do consumidor, as vendas devem permanecer fracas neste trimestre. Pesquisa de intenção de compras de bens duráveis, artigos de vestuário e viagens para este trimestre feita pelo Provar em parceria com a Felisoni Consultores Associados mostra que de 13 segmentos pesquisados, em 8 deles a disposição de compras é menor neste ano em relação ao segundo trimestre de 2011. Os dados completos da pesquisa serão divulgados na quarta-feira. A enquete foi feita na cidade de São Paulo antes de os bancos oficiais anunciarem, na semana passada, o corte de até 80% nas taxas de juros ao consumidor para garantir que a economia cresça 4% este ano como o governo deseja. (O Estado de S. Paulo)