O turismo no Brasil é uma atividade rentável com grande potencial de crescimento, quando comparado ao que é praticado em países europeus e nos Brics, o grupo de países emergentes que inclui, além do Brasil, China, índia, Rússia e áfrica do Sul. O gasto público por turista, estrangeiro ou doméstico, somou R$ 29,36 em 2010 (dado mais atualizado), enquanto o retorno médio desses turistas no ano foi de R$ 1.282,94. Ainda assim, é o turismo interno que segura a atividade. O país ocupa a 39ª posição em um ranking de destino para turistas internacionais, com 5,1 milhões de visitantes em 2010, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). à frente do Brasil estão China (81 milhões), Rússia (23,7 milhões) e índia (5,3 milhões), sem enumerar França, EUA, Itália e outras nações europeias, que são destinos tradicionais. Para empresários do setor, o investimento público em turismo no Brasil é pulverizado, o que atrapalha a consolidação dos principais destinos. Sergipe, por exemplo, recebeu R$ 80 milhões de verba pública para o turismo em 2010 – atrás apenas de Ceará, Pernambuco, Bahia e São Paulo -, mas o Estado não corresponde em atração de turistas. (Valor Econômico)