Boa edição de hoje do Globo, especialmente em matéria política. Reportagem interessante lembra que, aliado do governo Dilma no plano nacional, o PMDB enfrentará o PT em 17 unidades da federação. A sigla lança o maior número de candidatos a governador desde 1994: 18, contra 13 em 2010, ano em que peemedebistas e petistas estavam em polos opostos em 12 disputas estaduais.
A mudança de comportamento do PMDB, segundo fontes ouvidas pela matéria, tem o objetivo de fortalecer a campanha estadual para garantir a eleição de uma numerosa bancada de deputados federais. Quanto maior a bancada, maior o poder de barganha do partido junto ao Executivo, qualquer que seja o próximo governo.
Com isso, dá o troco no aliado, que lhe tomou 200 prefeituras nas últimas eleições municipais. Quando Lula era presidente, o acordo era: o PT dominava o governo no federal e o PMDB exercia seu poder de influência no regional (estados e municípios). Fora do governo, Lula passou a investir no contrário, ameaçando a estratégia do PMDB.