Balanço da primeira semana do ano na política
6 de janeiro de 2007
Fim do diálogo
6 de janeiro de 2007
Exibir tudo

Antes de lotear ministérios, Lula manda mapear cargos

Matéria do jornalista Kennedy Alencar, publicada na Folha de São Paulo de hoje:


 


Para cobrar fidelidade dos aliados que agraciará na reforma ministerial prevista para fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a auxiliares a elaboração de uma mapa dos 22 mil cargos federais. Desses, 5 mil são considerados os que realmente importam para a divisão de poder entre os dez partidos que apoiarão no Congresso o segundo mandato do petista.


 


O mapa está com o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), que tem feito checagem dos padrinhos políticos dos 5 mil cargos mais importantes. Vários aliados novos e antigos do governo já viram o calhamaço de cargos diretamente das mãos de Tarso, articulador político do governo.


 


Lula pediu a Tarso uma checagem dos padrinhos porque muitos cargos apareceram na listagem como preenchidos por técnicos sem ligação política. O presidente desconfia que parte desses “técnicos” tenha padrinhos que preferem não assumir tal condição para evitar cobranças políticas, como apoio das bancadas de seus partidos às propostas do governo no Congresso. Mais: Lula crê que alguns desses “técnicos” tenham ligações com políticos hoje da oposição.


 


Assinantes da Folha, lei aqui.