Coincidências acontecem por acaso?
3 de fevereiro de 2007
Casa de Noca
4 de fevereiro de 2007
Exibir tudo

Balanço político da semana

Mágoa o ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB) saiu da disputa com Arlindo Chinaglia com mágoas e feridas. Mas não se sente abandonado em função da votação que obteve no segundo turno (243). Chinaglia ficou com 261 votos. No Senado, Renan Calheiros obteve 51 votos contra 28, o que surpreendeu seu adversário, José Agripino, que esperava votação maior.


 


Novo PFL o partido está disposto a aprovar um projeto de refundação. Nascido de uma dissidência do PDS (ex-Arena), no final da ditadura militar, para apoiar a eleição de Tancredo Neves, quer se transformar numa legenda sintonizada com os novos tempos. Na próxima terça-feira, sua executiva vai discutir mudança do nome (o mais cotado é Partido Democrata) e reforma no estatuto.


 


Força na Câmara na Legislatura que se inicia, Lula tem apoio de 69% dos deputados. Pelo menos teoricamente. Do total de 513 deputados, 355 pertencem aos 11 partidos da base de sustentação ao governo.


 


PTB em briga disputa interna no PTB entre seu presidente, Roberto Jefferson, e um grupo de filiados que querem manter o apoio a Lula, provoca migração para outros partidos. Estão em curso articulações para que o ex-líder do partido, José Múcio (PE), assuma a função de líder do governo na Câmara, como forma de enfraquecer Jefferson que promete lutar até o fim.


 


Pressão dos governadores reunidos em Brasília, um grupo de 12 governadores preparou uma lista com 15 itens com suas reivindicações a ser apresentada a Lula no dia 06/03. Querem que o governo repasse para os estados 20% da arrecadação da CPMF e para os municípios outros 10%.