Por que os governadores choram tanto?
21 de fevereiro de 2007
Sacrifício não pode ser em vão
22 de fevereiro de 2007
Exibir tudo

O PT deveria deixar Bevilaqua em paz

Carnaval na quadra da Desunidos do PT!


O presidente Lula chamou Henrique Meirelles para conversar e isso para o pessoal do Partido dos Trabalhadores significa a cabeça do diretor de Política Econômica do BC, Afonso Bevilaqua, o homem apontado como responsável pela queda da inflação de 7% em 2003 para 3,1% no ano passado.


Ninguém pode negar que o sucesso dessa política se deve em grande parte ao seu conservadorismo. Mas em vez de demitir o santo, Lula deveria agradecer o milagre acendendo diariamente uma vela.


A grande contribuição de Bevilaqua foi a qualidade de sua análise de conjuntura, principalmente quando o mercado sobreestimava a inflação subestimava o ritmo da atividade econômica.


3% de inflação é um índice de fazer inveja aos Estados Unidos, e não apenas num recorde a mais num país de forte cultura inflacionária, como o Brasil. Conseguir que a economia cresça a 5% ao ano é outra história.


O país não está estagnado porque Bevilaqua trabalha bem e tira o pé do freio dos juros devagar. É porque faltam reformas (a da Previdência de abre alas), inovação, competitividade, estabilidade jurídica e investimento em educação.


Em vez de achar um bode expiatório para os seus erros, o PT deveria é deixar Lula trabalhar e respeitar quando um técnico honesto e competente faz o que de ser feito.