A atividade industrial brasileira foi fortemente afetada pela crise financeira internacional no último trimestre do ano passado, o pior nos últimos 10 anos, segundo aponta a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela CNI no dia 29 de janeiro.
O indicador de evolução da produção ficou em 40,8 pontos, o menor desde o primeiro trimestre de 1999 (segundo a metodologia da pesquisa, valores abaixo de 50 pontos indicam queda da atividade). Na pesquisa anterior, o indicador tinha sido de 57,8 pontos e, no mesmo período do ano anterior, fora de 59 pontos.
O emprego foi muito afetado pela queda de atividade nos últimos três meses do ano passado. O indicador de evolução do emprego na indústria caiu de 54,4 pontos no terceiro trimestre para 44 pontos no último.
Ou seja, as empresas industriais não só interromperam as contratações como passaram a demitir para se ajustar aos novos níveis de atividade. A utilização da capacidade instalada também registrou queda, de quatro pontos percentuais: de 78% no terceiro trimestre de 2008 para 74% no último.
Fonte: cni.org.br