As bancadas partidárias devem concluir até a próxima terça-feira (3) o processo de definição dos nomes dos novos presidentes das comissões temáticas da Câmara, que terão mandatos de um ano. Entre os maiores partidos, apenas o PSDB já escolheu todos os seus nomes: os deputados Silvio Torres (SP) para a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; Eduardo Gomes (TO) para a de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Roberto Rocha (MA) para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O PMDB indicou o deputado Tadeu Filippelli (DF) para presidir uma das principais comissões da Câmara, que é a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), pela qual precisam passar todas as propostas legislativas. E indicou também a deputada Elcione Barbalho (PA) para a de Seguridade Social e Família.
Falta o partido definir sua indicação para a Comissão de Minas e Energia, o que deverá acontecer na segunda-feira. Há seis deputados na disputa, e a tendência é a de que o escolhido seja um dos dez integrantes da bancada do Rio de Janeiro.