Depois dos EUA, UE age contra o vírus da gripe suína
29 de abril de 2009
Bovespa fecha dia em forte alta de 3% e dólar se distancia dos R$ 2,20
29 de abril de 2009
Exibir tudo

Principais notícias desta quarta-feira (29/04/2009)

Depois dos EUA, UE age contra o vírus da gripe suína

Preocupado com a expansão da gripe suína pela Europa, o governo francês anunciou nesta sexta-feira algumas medidas emergenciais para conter o vírus. Todos os voos de ida para o México foram cancelados. A intenção era também cancelar todos os voos de volta. Mas como não é possível restringir que as pessoas voltem para casa, o governo de Nicolas Sarkozy ordenou que todos os aviões sejam desinfetados.

A França quer marcar uma reunião com as indústrias farmacêuticas o quanto antes para achar uma solução para crise. Na próxima semana, está previsto um encontro entre as duas partes, em Bruxelas.

Há pouco tempo, foi anunciado mais um caso da doença na Espanha. Porém, essa foi a primeira vez que uma pessoa foi infectada sem ir ao México.
Também mais cedo, nos EUA, o presidente Barack Obama pediu para que todas as medidas sejam tomadas para impedir que a crise se alastre pelo território americano.
Até agora, a OMS confirma 114 casos da doença em 11 países, com 7 mortes no México e 1 nos EUA.

 

Edmar Moreira cita Temer em defesa na Câmara

Em defesa encaminhada ao Conselho de ética, o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), que responde a processo por quebra de decoro parlamentar, usou um discurso do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para sustentar a tese de que não pode haver punição para uso irregular da verba indenizatória porque não havia regras claras no passado.

 

Temer quer votar Cadastro Positivo nesta semana

Para melhorar a imagem da Câmara, abalada por uma série de escândalos, entre eles o uso abusivo de passagens aéreas, Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Casa, pretende votar duas medidas provisórias que trancam a pauta de votações e iniciar uma lista de projetos considerados importantes para a sociedade. Trancam a pauta as MPs que permite aos municípios parcelarem, em até 20 anos, as dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vencidas até 31 de janeiro de 2009. A outra medida provisória permite à União transferir, sem licitação, terrenos de sua propriedade na Amazônia Legal com até 1,5 mil hectares. Na sessão de ontem, Temer disse que concluirá a votação, ainda que seja na madrugada desta quarta para quinta, o projeto de lei que institui o cadastro positivo de consumidores e disciplina o funcionamento de bancos de dados e de serviços de proteção ao crédito.

 

EUA ainda subestimam a gripe suína

Em meio ao surto mundial da gripe suína, e com o primeiro caso de morte confirmado, o governo norte-americano ainda não tomou medidas mais rígidas para combater o avanço da doença no país. Até agora, tudo funciona normalmente. Escolas, cinemas, estádios, enfim, locais públicos de grande circulação de pessoas. O presidente dos EUA, Barack Obama, começou a dizer-se preocupado após um bebê de cerca de 2 anos vir a óbito devido à contaminação do vírus.

As únicas recomendações das autoridades são para que as pessoas que estejam contaminadas não saiam de casa ou que usem máscaras. Já para as que não estão, apenas que lavem as mãos. A falta de remédios aparenta ser a próxima causa de preocupação. O Tamiflu – eficaz no combate ao vírus – acabou nas farmácias dos EUA. Apenas o governo está fazendo a sua distribuição. As informações são da Globo News, com Jorge Pontual.

 

Aécio sela permanência no PSDB e acerta prévia com Serra

Serra pediu um encontro com Aécio em Belo Horizonte em mais um lance do jogo da sucessão presidencial, tão logo foi divulgada a notícia da doença de Dilma. Combinaram que a prévia no PSDB será feita entre dezembro deste ano e fevereiro de 2009, quando já terá passado o prazo legal para troca de partido para quem quiser ser candidato. Serra concordou em viajar pelos estados junto com Aécio.

 

Doença de Dilma muda aliança PT e PMDB nos estados

PT agia em função da candidatura Dilma, negociando apoios e concessões aos aliados nos estados, de modo a garantir palanques para a ministra. A doença de Dilma dá sinais de mudanças nesse quadro e o que mais preocupa é o PMDB. O partido foi atingido pelas denúncias no Congresso e vai querer recuperar espaços políticos com um eventual candidato próprio ou aliança com a oposição. Em seis estados (MG, PR, RS, SP, BA e MS – 60 milhões de eleitores) a oposição quer tirar o PMDB da base, publica o Valor.

 

Crise agrava indicadores da economia

Dados apurados pela Fiesp indicam que atividade industrial teve queda de 15% no primeiro trimestre. O resultado da desaceleração da economia se refletiu nas contas do FGTS. Em março, houve mais saques do que depósitos (R$ 440 milhões). Um estudo da FGV revela que as regiões onde há maior atividade industrial Norte (Zona Franca), Sudeste e Sul, foram as mais afetadas pela crise. Foram avaliados arrecadação, desempenho do IPI, vendas, exportações, emprego e disponibilidade de crédito.

 

Pesquisa mostra que quase 100% são contra desmatamento

Pesquisa do Datafolha indica que 94% das pessoas entrevistadas preferem suspensão de desmate a maior produção. Mostrou também que 91% defendem que lei contra devastação seja mais rigorosa. A opção de autorizar mais desmatamento para aumentar a produção foi escolhida por apenas 3% dos entrevistados. Congresso e o governo negociam mudanças nos atuais limites do desmatamento no país.