Entre os principais destaques da próxima semana, estão a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a Petrobras no Senado e a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso Nacional. Ambas prometem agitar bastante essa última semana antes do recesso de julho.
Na última quinta-feira, a base do governo na Casa aceitou dar quorum para a instalação da CPI criada há quase dois meses para investigar supostas irregularidades cometidas pela estatal. Pressionado por denúncias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), convocou a instalação da comissão para a próxima terça-feira.
Novas denúncias publicadas na imprensa na última semana informam que a Fundação José Sarney, do Maranhão, desviou recursos repassados pela Petrobras. A acusação uniu a crise da permanência do maranhense na presidência da Casa à CPI e obrigou os governistas a cederem.
Segundo informações da Reuters, no Congresso Nacional, é esperada a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na terça-feira. A LDO define os parâmetros para a elaboração do Orçamento do ano seguinte.
Em Brasília, após mais uma semana envolvido em viagens internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz na segunda-feira uma reunião ministerial na Granja do Torto, residência de campo da Presidência. Esta é a segunda do ano, a anterior ocorreu em fevereiro.