O líder do PT no Senado, Aluísio Mercadante (SP), decidiu que antes de anúnciar sua renúncia do cargo de liderança da sigla irá falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Recebi telefonema do ministro Múcio, avisando que o presidente Lula quer conversar comigo pessoalmente antes do meu pronunciamento", disse o senador.
Assim sendo, o senador deve se pronunciar apenas hoje à noite ou amanhã. Mas também há uma grande expectativa de que o senador desista da ideia ou espere até a próxima semana para tomar a decisão.
Mercadante não gostou da atitude dos seu colegas partidários que mudaram de lado no caso das acusações contra o presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP). Na semana passada, Oito dos 12 senadores do partido haviam se posicionado a favor da abertura das investigações contra Sarney. Mas, após o presidente Lula achar inviável tal exposição a um ex-presidente da República sem haver provas concretas, os parlamentares petistas decidiram apoiar Sarney e a maioria desses votos se converteram para o arquivamento das denúncias.