O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quarta-feira (4) criticando a mudança no projeto que cria o fundo social do pré-sal aprovada pela Câmara na última semana (24). Segundo ele, não é hora para se “praticar a farra do boi nesse país”.
"Aproveito o momento para fazer um apelo aos deputados e senadores que não é porque estamos em época eleitoral que vai se praticar a farra do boi. Não é banalizando decisões que se vai ganhar votos. é preciso ter juízo em ano eleitoral. Não se pode prometer mundos e fundos”, disse Lula.
Pela mudança aprovada na Câmara, a Previdência foi incluída entre as áreas que serão beneficiadas com recursos do fundo social do pré-sal. O governo tentou impedir a aprovação, chegou a propor um texto alternativo, mas foi derrotado. Antes desta votação, o fundo seria destinado para o desenvolvimento social e regional em áreas de combate à pobreza, educação, saúde, cultura, ciência e tecnologia e ambiental.
A emenda aprovada é do deputado Márcio França (PSB-SP) determina que 5% dos recursos que serão destinados ao combate à pobreza sejam destinados a um fundo específico que seria gerido pelo ministério da Previdência com a finalidade de “recompor a diferença entre o que foi recolhido em salários mínimos e efetivamente pago pela previdência social a seus segurados”.