Até o final de semana, serão divulgados os resultados de duas pesquisas de avaliação de governo e intenção de voto de dois institutos de pesquisa – Vox Populi e Ibope. O primeiro encerrou a coleta de dados na semana passada. Com o Ibope, isso acontecerá nesta quinta-feira 17. As pesquisas ocorrem pouco tempo depois que os dois principais adversários da presidente Dilma Rousseff – Eduardo Campos e Aécio Neves – desfrutaram de demorado período de exposição na mídia eletrônica.
O programa do PSB, que exibiu Campos e sua candidata a vice, Marina Silva, por 10 minutos na TV foi ao ar no final do mês passado. Aécio aparece no horário nobre, em inserções de 30 segundos. Os três aproveitaram para despejar pesada artilharia contra Dilma, apontada como responsável por uma série de problemas que deixaram o governo em má situação nas últimas três semana.
Os eleitores estão sendo ouvidos no momento em que, além das críticas da oposição, outros temas desfavoráveis caíram na conta de Dilma: a inflação aumentou, uma escalada de denúncias contra a Petrobras ocupou as manchetes e o PT sofreu forte desgaste por conta de acusações contra o deputado André Vargas, uma das estrelas do partido, cuja imagem negativa mais atraiu atenção este ano. Dificilmente candidata e sua administração colherão bons resultados na Vox e no Ibope, numa sequência de três quedas que soma cinco pontos percentuais desde fevereiro.