EUA vão eliminar ”cerca virtual” na fronteira com o México
19 de janeiro de 2011
Governo mexe em 208 cargos do segundo escalão
19 de janeiro de 2011
Exibir tudo

CHILE: Piñera enfrenta crise de gabinete em meio à conflito do gás

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, enfrenta sua primeira crise ministerial, com as demissões dos ministros de Defesa, Transporte, Trabalho e Energia, anunciadas pela portavoz do governo, Ena Von Baer, em meio a um conflito sobre o aumentos dos preços do gás no sul do país.

"O presidente da República aceitou a demissão dos titulares das pastas do Trabalho, Camila Merino, dos Transportes, Felipe Morandé, e de Energia, Ricardo Raineri, aos quais agradece o trabalho realizado e o compromisso demonstrado nestes 10 meses de governo", disse Ena von Baer, no palácio de La Moneda.

às renúncias desta sexta-feira soma-se à do ministro da Defesa, Jaime Ravinet, que na quinta-feira apresentou "demissão em caráter irrevogável" por "motivos pessoais", em meio a polêmicas sucessivas, por negar-se a divulgar detalhes sobre a compra de uma ponte mecânica.

O ministro da Energia, Ricardo Raineri, que nos últimos dias foi fortemente questionado pelo anúncio de uma alta de 17% nos preços do gás na região de Punta Arenas, 3 mil km ao sul de Santiago, que desencadeou um movimento de greve, será substituído pelo atual ministro da mineração, Laurence Golborne.

Para a pasta da Defesa vai o senador da governista Renovação Nacional, Andrés Allamand; a senadora da também governista União Democrática Independente, Evelyn Matthei, ocupará o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

 

Fonte: AFP