Os governos da Colômbia e do Panamá estabelecerão um plano binacional de segurança fronteiriça para lutar contra o tráfico de drogas e armas e "contribuir com a estabilidade" na região.
Segundo a agência Ansa, o ministro da Defesa da Colômbia, Rodrigo Rivera, disse "este plano vai elevar o nível estratégico da relação entre nossos dois países em questão de segurança e vai contribuir com a estabilidade regional".
O plano foi acordado entre Rivera e seu homólogo panamenho, José Raúl Mulino, durante uma reunião realizada no povoado colombiano de Capurganá, no estado de Choco, na fronteira com o Panamá. A região limítrofe entre os dois países estende-se por 266 quilômetros, em sua maioria sobre uma região de mata.
O acordo pretende melhorar o trabalho que os organismos de segurança das duas nações exercem sobre região da fronteira e, no futuro, pretende facilitar a troca de informações entre os órgãos de inteligência e ações contra o crime organizado e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que opera nesta área.