Uma delegação ministerial colombiana quer começar a definir em Caracas um novo marco jurídico para a relação comercial com a Venezuela a partir de abril, quando se efetivará oficialmente a saída desse país da Comunidade Andina de Nações (CAN).
A informação foi divulgada pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que revelou que a chanceler María ángela Holguín e o ministro do Comércio, Sergio Díaz-Granados, viajarão a Venezuela com este objetivo.
Santos disse que o ponto principal da viagem é definir qual será o marco jurídico das novas relações comerciais quando terminar o acordo normativo que rege a CAN.
O mandatário colombiano detalhou que um dos temas a serem discutidos é a normalização das exportações para a Venezuela. Os dois países enfrentaram, recentemente, uma crise bilateral que afetou as relações comerciais.
A crise diplomática começou depois que o ex-presidente da Colômbia, álvaro Uribe, acusou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de colaborar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em junho do ano passado.
Este ambiente de conflito começou a mudar a partir de agosto de 2010, quando Juan Manuel Santos assumiu a Presidência da Colômbia e começou a negociar com Hugo Chávez. Depois da aproximação política, os dois países caminham agora para reatar o relacionamento comercial, o que beneficiará a economia de ambos os países.