O método para a aprovação de indicações de embaixadores e outras autoridades pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá mudar.
Segundo a agência Senado, logo após ser eleito presidente da comissão, o senador Fernando Collor (PTB-AL) apresentou três propostas de atos destinados, segundo observou, a tornar as reuniões da comissão "mais ordenadas e previsíveis".
Na primeira delas, o relator apresentará seu parecer à comissão e apresentará recomendações, se necessário, para que o candidato indicado apresente informações adicionais. Apenas na segunda etapa o indicado será submetido à arguição dos membros da comissão, antes da votação do parecer.
O segundo ato proposto estabelece que, "salvo situações extraordinárias e a critério do presidente da comissão", nenhuma reunião será realizada sem que a pauta seja enviada aos membros da comissão dois dias antes e nenhuma matéria será incluída como extrapauta no dia da reunião.
O terceiro ato sugerido pelo novo presidente regulamenta as audiências públicas a serem promovidas pela comissão. De acordo com a proposta, serão sempre ouvidos expositores favoráveis e contrários à matéria objeto de exame na audiência.