Por falta de renovação da representação brasileira, a reabertura dos trabalhos do Parlamento do Mercosul (Parlasul) terá de ser adiada.
Segundo a agência Senado, a sessão deverá ser suspensa, uma vez que os mandatos dos integrantes da representação brasileira terminaram em 31 de dezembro de 2010, segundo a Resolução nº 1/07, do Congresso Nacional.
De acordo com o artigo 117 do Regimento Interno do Parlasul, as sessões do parlamento e as reuniões de suas comissões só poderão iniciar-se com a presença de pelo menos um terço de seus membros, "no qual estejam representados todos os Estados Partes". Ou seja, as sessões só poderão ser abertas com a presença de parlamentares dos quatro países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Os novos integrantes da Representação Brasileira no Parlasul só poderão ser indicados após a aprovação de uma nova resolução pelo Congresso.
Essa resolução deverá determinar que os mandatos dos novos integrantes durem até a realização de eleições diretas para o parlamento.
E aumentará de 18 para 37 o número de integrantes da representação, como foi estabelecido em acordo político firmado no ano passado no parlamento. Segundo o mesmo acordo, a Argentina passará a contar com 26 representantes a partir deste ano, enquanto Paraguai e Uruguai manterão seus 18 representantes por país.