Patriota vai a Washington acertar detalhes da visita de Obama ao Brasi
28 de fevereiro de 2011
COLÔMBIA: Juiz ordena embargo de bens de Ingrid Betancourt
28 de fevereiro de 2011
Exibir tudo

Falta de representantes adia reinício de trabalhos no Parlasul

Por falta de renovação da representação brasileira, a reabertura dos trabalhos do Parlamento do Mercosul (Parlasul) terá de ser adiada.

Segundo a agência Senado, a sessão deverá ser suspensa, uma vez que os mandatos dos integrantes da representação brasileira terminaram em 31 de dezembro de 2010, segundo a Resolução nº 1/07, do Congresso Nacional.

De acordo com o artigo 117 do Regimento Interno do Parlasul, as sessões do parlamento e as reuniões de suas comissões só poderão iniciar-se com a presença de pelo menos um terço de seus membros, "no qual estejam representados todos os Estados Partes". Ou seja, as sessões só poderão ser abertas com a presença de parlamentares dos quatro países do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Os novos integrantes da Representação Brasileira no Parlasul só poderão ser indicados após a aprovação de uma nova resolução pelo Congresso.

Essa resolução deverá determinar que os mandatos dos novos integrantes durem até a realização de eleições diretas para o parlamento.

E aumentará de 18 para 37 o número de integrantes da representação, como foi estabelecido em acordo político firmado no ano passado no parlamento. Segundo o mesmo acordo, a Argentina passará a contar com 26 representantes a partir deste ano, enquanto Paraguai e Uruguai manterão seus 18 representantes por país.