O presidente do Uruguai, José Mujica, comemora hoje seu primeiro ano no governo, que foi marcado por apostar no diálogo para resolver conflitos e aplicar políticas de Estado.
Segundo a agência Ansa, a aposta no diálogo foi uma realidade no começo do seu governo, quando pôs fim, mediante uma "política da boa vizinhança", ao conflito com a Argentina por conta da instalação de uma fábrica de pasta de celulose na fronteira entre os países.
Na política nacional, Mujica deu início a seu mandato de cinco anos integrando de maneira inédita figuras de partidos opositores na direção de organismos estatais.
Com o passar dos meses, ele chegou inclusive a voltar atrás em decisões adotadas por seu governo, como quando devolveu a bancários o dinheiro que havia descontado por causa de uma greve.
Mujica também tem a seu favor as cifras do primeiro ano de governo. Em 2010, o crescimento econômico uruguaio foi de 8,4 %, o desemprego caiu a um mínimo histórico de 5,4%, a inflação se manteve em 6,9%, com breve variação de alta, e o crescimento industrial alcançou 4,5%.