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Varejo ainda trata mal a baixa renda

é difícil encontrar um consumidor que não tenha uma história traumática envolvendo mau atendimento recebido em lojas de varejo, afirma matéria do Correio Braziliense. Geralmente, as maiores vítimas do descaso são os clientes das classes mais baixas que, por não receberem tratamento adequado, acabam se sentindo constrangidos no ato da compra. De acordo com estudo da consultoria Plano CDE, mais de 50% dos consumidores das classes C, D e E acreditam que são mal recebidos nos estabelecimentos apenas por terem menor poder aquisitivo. Segundo o levantamento, 25% dos consumidores das classes mais baixas admitem que não se sentem confiantes para realizar novas compras diante do descaso no atendimento. O índice nas classes A e B cai para 7% e 13%, respectivamente. "Os dados apontam que as empresas não estão considerando que os clientes menos favorecidos desejam experimentar um bom atendimento, já que, até pouco tempo, eles não participavam dessas relações comerciais", explicou a antropóloga Luciana Aguiar, diretora da Plano CDE e responsável pela pesquisa, que ouviu 1.600 pessoas de todas as faixas de renda.