O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, realizou apresentação do cenário energético mundial na Conferência ARPEL 2011 (Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás, Biocombustíveis da América Latina e Caribe), realizada em Punta del Este, Uruguai.
Segundo o Portal Fator, durante sua apresentação, Gabrielli ressaltou que o alto preço do petróleo é positivo para o mercado de gás, e não só de gás, pois se esses valores continuarem, as alternativas se tornam mais viáveis. Com isso ele afirmou esperar grandes mudanças e incentivos para os projetos de gás em toda a América Latina. Outro ponto destacado pelo presidente foi a diminuição do consumo nos EUA, Europa e Japão, e o crescimento da demanda na China e índia como fatores essenciais para a mudança dos fluxos de produção e consumo no mundo.
Durante a cerimônia de abertura, Milton Costa Filho, gerente geral da Petrobras México e presidente da Arpel, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para América Latina e Caribe debaterem temas como os efeitos da crise na áfrica e Oriente Médio para os fluxos de investimentos.