Os EUA pediram um acordo entre a oposição para evitar a chegada de Rafael Correa à Presidência do Equador em 2006, apontou um documento diplomático norte-americano divulgado ontem pelo jornal El Comercio.
Segundo a agência Afp, o relatório elaborado no dia 31 de outubro de 2006 pela embaixada americana em Quito indica que a chefe dessa representação, Linda Jewell, reuniu-se um dia antes com o ex-presidente Lucio Gutiérrez para "ver a possibilidade de um potencial apoio" de seu partido Sociedade Patriótica (SP) ao candidato direitista Alvaro Noboa.
O empresário agrícola havia vencido o primeiro turno das eleições presidenciais no dia 15 de outubro de 2006 derrotando o socialista Correa, que se recuperou no segundo turno e saiu vencedor no dia 26 de novembro.
Outro diplomata americano citado apontou que Gutiérrez poderia dar uma "enorme contribuição para ajudar a enfrentar a retórica de Correa e educar os eleitores sobre os benefícios" de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os EUA, rejeitado pelo atual chefe de Estado.