O governo de Cuba aprovou uma série de medidas para ampliar a presença do setor privado na economia por meio de concessão de licenças para o trabalho privado e concessão de espaços públicos para investidores privados.
Segundo a agência Ansa, o Conselho de Ministros do país autorizou a aprovação de novas categorias de empregos privados, como agente de seguros e organizadores de festas e bodas. De acordo com o jornal estatal Granma, 314.538 pessoas obtiveram licença para trabalhar no setor privado apenas em maio.
Quanto ao favorecimento da ampliação dos negócios privados, o governo determinou a concessão de algumas terras nas cidades para a iniciativa privada, a redução temporária de impostos e a eliminação de restrições para contratação de funcionários.
As medidas estimulam principalmente proprietários de restaurantes, compradores de casas, vendedores de produtos agrícolas, taxistas e transportadores de carga. Os compradores de casas, por exemplo, passarão a pagar 25% menos impostos até o fim do ano.