Famílias estão mais receosas em relação ao consumo
10 de junho de 2011
Governo usará restrição ao crédito para garantir etanol
10 de junho de 2011
Exibir tudo

‘Efeito China’ muda percepção dos carros brasileiros

No mês passado, um dos temas mais comentados na internet envolvendo as quatro maiores montadoras brasileiras – Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford – foi a falta de competitividade dos carros dessas marcas quando comparados aos modelos chineses, que chegam ao mercado mais baratos e com itens não disponíveis nos nacionais, como airbag e freio ABS. Pesquisa feita pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pela empresa de comunicação Rapp mostra que o índice de satisfação dos internautas em relação aos produtos das quatro fabricantes caiu de 69,8% para 62% de abril para maio. "A satisfação foi impactada pelas percepções negativas dos preços ou benefícios dos produtos ofertados", diz Ricardo Pomeranz, da Rapp. Segundo ele, vários comentários de consumidores sobre a entrada dos carros chineses geraram discussão sobre os preços dos carros nacionais. (O Estado de S.Paulo)