O chefe de gabinete da Presidência do Paraguai, Miguel López Perito, expressou seu apoio a realização da consulta popular que pretende impulsionar a reeleição do presidente Fernando Lugo.
Segundo a imprensa local, López Perito disse que “a figura da reeleição, do senador vitalício e o voto dos paraguaios no exterior são temas interessantes e que merecem uma consulta popular”. No seu entendimento, por serem temas importantes, a população deveria ser ouvida.
Desde a semana passada, a chamada Frente Guasú, grupo minoritário dentro da coalizão governista (Aliança Patriótica para a Mudança), está em campanha com objetivo de coletar as 30 mil assinaturas necessárias para que seja apresentada ao Congresso uma emenda a Constituição, que no artigo 229 proíbe a reeleição presidencial.
López Perito aproveitou para descartar que a campanha esteja sendo “orquestrada” por Lugo e mencionou que o chefe de Estado paraguaio não se pronunciou contra a iniciativa para manter o equilíbrio interno em sua coalizão governamental.
A ideia da reeleição é rechaçada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), a legenda mais importante da coalizão que governa o Paraguai. é por conta disso e pelo fato de Fernando Lugo ter minoria no Congresso que a Arko Advice avalia que são as baixas as chances do presidente disputar a reeleição em 2013.