O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), coordenador da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, condenou nesta quinta-feira (16), em pronunciamento na Câmara dos Deputados, a decisão do governo Evo Morales de ‘legalizar’ veículos roubados no Brasil e levados para a Bolívia.
O deputado classificou de “descalabro” a regularização de automóveis ilegais, autorizada pelo governo boliviano no último dia (8). Segundo ato do presidente Evo Morales, qualquer veículo que tenha sido roubado no Brasil e esteja circulando na Bolívia, pode se tornar legal mediante o pagamento de uma taxa, que varia entre US$ 2 mil e US$ 3 mil.
De acordo com a Federação Nacional das Empresas de Segurança Privados (Fenaseg), dos 377.250 carros roubados na Brasil, 53% não foram recuperados. O principal destino dos automóveis furtados são os desmanches, ou países como o Paraguai e a Bolívia.
A decisão do governo boliviano é um estímulo adicional ao roubo de carros n Brasil e a sua troca por drogas na Bolívia já que , mediante pagamento, o carro será legalizado sem problemas. Ao legalizar parte da cadeia criminosa, Morales está estimulando o crime no Brasil.