A chance de conhecer a Europa e comprar roupas Armani, óculos Dolce & Gabbana e perfume Joop por preços mais baratos são alguns dos atrativos que vão levar a estudante Ana Paula Costa e o publicitário Maykel Moreira a pisar pela primeira vez no Velho Continente. Os dois, de Montes Claros, vão passar 25 dias em Madri, Barcelona (Espanha) e Milão (Itália) em julho. Pacotes pelo Brasil? Sequer foram cogitados no roteiro de viagem da dupla. "Não olhei nada por aqui. Ainda quero conhecer Fernando de Noronha, mas vou deixar para depois", diz Moreira. "Agora quero aproveitar o verão europeu. O câmbio ajuda", justifica. A dupla faz parte de grupo de brasileiros que, com o dólar baixo, "esnoba" destinos nacionais e deixa cada vez mais dinheiro no exterior – somente nos quatro primeiros meses, foram gastos US$ 6,66 bilhões fora do país. A procura é tanta que, a uma semana das férias de julho, pacotes para o exterior estão praticamente esgotados, enquanto os nacionais "sobram" nas agências de viagens. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a venda de pacotes internacionais para julho cresceu 30% em relação a 2010. Os nacionais, indica a entidade, estão estagnados e mais concentrados na segunda quinzena de julho. (Estado de Minas)