Ban acredita que América Latina deve ter papel maior na ONU
30 de junho de 2011
STJ garante pensão para neta adotada como filha de Médici
30 de junho de 2011
Exibir tudo

Chileno é novo chefe da missão da ONU no Haiti

O ex-chanceler do Chile, Mariano Fernández, chegou a Porto Príncipe e imediatamente assumiu suas funções como chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), informou o organismo em nota oficial.

Segundo a agência Efe, Fernández, 66 anos, foi nomeado para o cargo no dia 16 de maio pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O diplomata disse se sentir "honrado" pela confiança depositada nele e afirmou que dedicará sua "experiência e energia" para melhorar as condições de vida no Haiti, país castigado por um terremoto em janeiro de 2010 que deixou 300 mil mortos, e por uma epidemia de cólera que causou mais de 5 mil mortes desde outubro.

Mariano Fernández também foi embaixador nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Itália e representante do Chile perante a União Europeia, além de subsecretário de Relações Exteriores em seu país e vice-presidente do Instituto Italo-Latino-americano (ILAI). Fernández viveu como exilado na Alemanha, durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).