As forças de segurança da Guatemala detiveram ontem um candidato a prefeito por suposto envolvimento no assassinato de ao menos dois adversários políticos para as eleições gerais de 11 de setembro, informaram fontes policiais.
Segundo a agência Efe, trata-se do candidato a prefeito pelo município de San José Pínula pelo partido da oposição Liberdade Democrática Renovada (Líder), Luis Fernando Marroquín, explicou à Agência Efe o porta-voz da Polícia, Donald González.
Marroquín foi capturado por agentes da Polícia Nacional Civil e do Ministério Público em um hotel da cidade colonial de Antígua, a 45 quilômetros ao oeste da capital.
González declarou que o candidato a prefeito pelo Líder, partido que postulou à Presidência o deputado Manuel Baldizón, já foi transferido aos tribunais na capital guatemalteca.
Marroquín é apontado como o suposto responsável pelos assassinatos de dois adversários políticos em San José Pinula.
Em 16 de junho foi assassinado Enrique Dardón, candidato pelo partido Compromisso, Renovação e Ordem (Creo), e quatro dias antes morreu em outro ataque a tiros Augusto Ovalle Cabrera, que almejava o cargo de vereador pelo Partido Unionista (PU).