Um informe oficial cubano apontou que o governo entregou a moradores da zona rural da ilha 67,7% das terras estatais que estavam ociosas desde 2007 para estimular a produção nacional de alimentos e reduzir a dependência de importações de produtos primários. Cerca de 1.286.300 hectares de terras foram cedidas a produtores rurais privados, que terão direito de exploração sobre elas por dez a 25 anos.
Segundo a agência Ansa, apenas no primeiro semestre deste ano, houve 15.975 pedidos de entrega de terras, sendo que 12.795, ou 80%, foram aprovadas pelas autoridades.
Atualmente há em Cuba 1,9 milhão de terras improdutivas na mão do Estado, sendo que a ilha tem um território de pouco mais de 11 milhões de hectares.
O diretor adjunto do Centro Nacional de Controle da Terra (CNCT), Aníbal Núñez, declarou que do total de terras entregue aos produtores, 77,1% "estão em uso". No entanto, nesse período de três anos, nove mil agricultores tiveram que devolver as terras por razão de falta de produtividade, uma vez o governo concede um prazo de dois anos para iniciar a produção nas concessões.