Antes ocupando pequenos espaços nas gôndolas dos supermercados e sendo comprados apenas por quem estivesse disposto a desembolsar mais pela sua qualidade, os alimentos orgânicos começam a atrair a atenção de mais consumidores, permitindo que o faturamento do setor registrasse aumento de 40% no último ano. Com o aumento de escala, a diferença de preço entre os produtos orgânicos e os convencionais, que em 2006 era de 70%, recuou para 30% neste ano, segundo a Associação Brasileira de Orgânicos (BrasilBio)."Essa nova tendência de consumo começou há uns quatro, cinco anos, mas está se intensificando. A tecnologia do orgânico já está dominada. No início, havia apenas produtores que levavam o nome de ‘melhoristas'. Eles trabalhavam na base da tentativa e erro. Com a incorporação dessa tecnologia, a produção aumenta e, consequentemente, o preço cai", disse Mauro de Rezende Lopes, pesquisados do Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getulio Vargas (FGV). "Ainda não sabemos quando, mas os preços deverão chegar a um equilíbrio." Hoje, um em cada três supermercados no país vende produtos orgânicos. (G1)