O ex-presidente de Cuba Fidel Castro completa 85 anos neste sábado, em um momento em que não ocupa nenhum cargo político, faz poucas aparições públicas e dedica especial atenção à doença de Hugo Chávez, enquanto o país tenta sair de uma difícil situação econômica com as reformas implementadas por seu irmão, Raúl Castro.
Segundo a agência Efe, este será o sexto aniversário que o líder da Revolução Cubana celebra desde que delegou o poder a seu irmão, em 31 de julho de 2006, por causa de uma grave doença.
Mesmo assim, no ano passado, algumas semanas antes de seu 84º aniversário, voltou a aparecer em atos públicos e inclusive foi visto novamente vestido com seu famoso uniforme verde-oliva em algumas ocasiões.
No entanto, nos últimos meses fez poucas aparições públicas e há seis semanas não publica suas "Reflexões", os artigos que começou a escrever durante sua recuperação e nos quais aborda principalmente temas internacionais. O último desses artigos foi publicado em 3 de julho e foi dedicado integralmente ao presidente venezuelano e à sua doença.