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Privatização de aeroportos exigirá metas

As empresas que vencerem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas) terão que oferecer ao usuário o nível de serviço "C" da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). A escala varia de "A" a "F" e considera fluxo de passageiros, atrasos e nível de conforto. Os contratos também fixarão metas (tempo máximo de espera para deslocamento de aeronaves e passageiros) que as concessionárias terão que cumprir, sob pena de serem punidas no reajuste anual das tarifas ou obrigadas a aumentar o investimento. Segundo fontes do governo, Guarulhos tem notas "D" e "E" (horários de pico); Brasília, "D"; e Viracopos (com grande espaço para ampliação), "C". O tempo de espera das aeronaves na fila para decolagem, por exemplo, terá que ser de até cinco minutos em 95% dos casos e 99% delas não poderão aguardar por mais de 15 minutos. Ou seja, a tolerância será de apenas 1%. O prazo para entrada do avião na posição de pátio não poderá ultrapassar dez minutos. (O Globo)