Autor: Dulce Maria Baptista
Pesquisa qualitativa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. Tais necessidades relacionam-se aos objetivos de cada entidade e envolvem aspectos políticos e gerenciais. O estudo aborda principalmente os aspectos gerenciais, ao descrever comportamentos de busca de informação, recursos utilizadosnessa busca, e a própria utilização da informação, a qual serve, de um modo geral, para fundamentar posições e como subsídio indispensável para a influência que as instituições representativas pretendem exercer. Foi selecionada, para o estudo, uma amostra composta de nove entidades relacionada aos seguintes setores: indústria, educação, sindicatos, trabalhadores, setor bancário, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse.
Fonte: https://pdfs.semanticscholar.org/bc45/8cc7e45b7d446411a8d0cfa374ebcaa1cbaf.pdf